O projeto Anti-ferrugem desenvolvido em Nova Mutum identificou um foco de ferrugem asiática na área do município, em dezembro. O caso foi detectado em uma propriedade localizada há cerca de 40 quilômetros da sede e deixa os agricultores em estado de alerta. O projeto é uma parceria entre a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Arosoja), Sindicato Rural e uma faculdade do município.
A identificação foi feita por estagiários de engenharia agronômica da faculdade, que coordenam os trabalhos no mini-laboratório instalado no Sindicato, e confirmado por laboratório especializado. Segundo o acadêmico Juliano Buratti, para fazer a análise "é preciso colher entre cinco e dez folha de soja de cada talhão, armazenar em uma sacola plástica com um algodão úmido e trazer até o Sindicato. Se identificarmos a suspeita, encaminhos para laboratório em Sinop".
De acordo com Juliano, que já trabalhou na safra passada, a procura este ano tem sido menor, de maneira que, até agora, apenas cerca de 20 amostras foram analisadas. Conforme Só Notícias já informou, a ferrugem asiática está sob controle, na safra 2010/11. Em 2009, nesta mesma época do ano, dezenas de focos já tinham sido confirmados. Nova Mutum cultiva aproximadamente 340 mil hectares de soja.