O comércio começou o ano com um número considerável de contas atrasadas de clientes. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC- apontam que 2.771 faturas não foram pagas na data "combinada". Este montante é de janeiro a 31 de dezembro de 2010. Foram 4.592 inclusões de contas vencidas e 1.821 exclusões (quando pessoas pagam e seus nomes são retirados da lista negra do crédito). O número de clientes devedores pode ser menor considerando que a mesma pessoas pode estar devendo em duas ou mais empresas, por exemplo. Não foi confirmado o montante financeiro que as empresas têm para receber dos clientes inadimplentes.
No que se refere à inclusão de cheques no sistema, 279 foram lançados e apenas 7 resgatados. O dono de um cheque sem fundos tem o nome incluso no SPC após voltar duas vezes por faltad e fundos. Já no que se refere a empresas – pessoa jurídica -, foram 111 inclusões e 36 exclusões.
Em comparação com o mesmo período de 2009, o número de contas inseridas no SPC foi bem maior – 4.674. Por outro lado, houve 1.646 exclusões.