PUBLICIDADE

Sinop: vendas estão atingindo expectativas mas contratações encontram dificuldades

PUBLICIDADE

Com o grande fluxo de clientes que procuram o comércio com a chegada do final de ano e das comemorações natalinas, as lojas acabam aderindo ao sistema de contratação de funcionários temporários para suprimem as demandas. Porém, este ano, algumas lojas, em Sinop, tiveram dificuldades para contratar. "Conseguimos contratar apenas três e uma já desistiu", disse o gerente de uma loja de eletrodomésticos.

Só Notícias fez uma pesquisa entre algumas lojas de confecções e eletrodomésticos do município, setor com maior concentração de compradores e apurou que as vendas em alguns estabelecimentos estão maiores em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, há dificuldade na formação do quadro de funcionários. Em uma loja de confecções, por exemplo, o gerente disse que as vendas já aumentaram em 53% desde o começo do ano e que a partir da semana que vem, já irão superar o período do ano passado, trazendo grandes lucros para a empresa. Apesar desse aumento, a empresa sofre com a demanda de funcionários.

"Foi muito complicado ‘achar" funcionários para trabalharem por esse período. Mesmo a empresa motivando, com premiações para os melhores, foi muito difícil contratar", disse o gerente Alípio Manoel de Oliveira. "Acho que eles não pensam que há possibilidade de serem efetivados e acabam não se comprometendo com a empresa. A nossa, por exemplo, irá efetivar dois, dos onze contratados e vai de cada um se esforçar para garantir a vaga. Aumentando as vendas, automaticamente precisamos de funcionários para ‘dar conta"", completou.

"Não é sempre, mas algumas vezes efetivamos alguns funcionários. Somos uma rede e existe a indicação de uma loja para outra também. Se a minha loja não vai precisar de um funcionário fixo após o período de fim de ano e a outra loja precisa, trocamos as informações sobre o funcionário e ele acaba sendo efetivado na outra loja, sem ser a que ele trabalhou temporariamente", explicou o gerente de uma loja de eletrodomésticos, Marcelo Augusto Zambon.

Porém, algumas lojas optaram por fazer a contratação fixa, já pensando no próximo ano. "Contratamos 15 funcionários fixos, que continuarão com a gente mesmo após o término das vendas de fim de ano, para suprir as demandas das promoções que irão surgir. Foi muito mais difícil para fazer a contratação desses, do que dos temporários", explicou Valdinere Duarte, da parte de relações humanas de uma loja de calçados e confecções, que contratou cinco "freelancers". "A maior dificuldade ainda é a falta de experiência com vendas", completou. "As nossas vendas também aumentaram e muito, principalmente com o comércio ficando aberto até mais tarde, está refletindo em nossas vendas", finalizou.

Em outra loja de confecções, cerca de cinco funcionários foram contratados, também com certa dificuldade e as vendas já aumentaram consideravelmente, proporção não confirmada.

Conforme Só Notícias já informou, o comércio local está atendendo em horário especial desde a quinta-feira (13), até às 21h. A partir do dia 26, os atendimentos voltam ao horário normal, até às 19h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde ganha mais de 2,1 mil novas empresas em 9 meses

Lucas do Rio Verde teve bom crescimento econômico com...

DNIT anuncia conclusão de revitalização de 125 quilômetros de rodovia em Mato Grosso

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou...

Presidente do sindicato das indústrias de minério em Mato Grosso é reeleito

O empresário Antonio Pizza foi reeleito presidente do sindicato...

Empresas em Diamantino admitem 185 funcionários e em Juara 106

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 185 vagas de...
PUBLICIDADE