O agropecuarista José Guilherme Bustamante foi empossado presidente do Conselho de Desenvolvimento do Norte do Estado de Mato Grosso (Codenorte), sediado em Sinop. Os vice-presidentes são Munefumi Matsubara, Alessandro Salles da Silva, Edilson Pissinati Macedo, Cezar Luiz Biazus e Marcos Aparecido Berti. “Nossa principal bandeira será a continuidade dos projetos do conselho com o mesmo compromisso que as diretorias anteriores dedicaram”, disse José Guilherme, que sucede o empresário Antônio Rodrigues.
O conselho foi criado em 2006, é formado por empresários e lideranças que discutem projetos visando o fortalecimento econômico, elabora programas e ações voltadas ao desenvolvimento da região e contenção de crises. Problemas com a logística do Estado foram o primeiro alvo do Codenorte, já que os componentes entendiam que, resolvendo a questão da pavimentação da BR-163 e possibilitando o escoamento dos produtos regionais pelo porto de Santarém (PA), a região teria maior competitividade em relação a outros estados.
Atuando junto ao Ministério dos Transportes, permitiu que questões burocráticas como a liberação de licenças ambientais para a continuidade da pavimentação fossem equacionadas. Hoje, pouco mais de 35% do trecho faltam receber asfaltamento.
O Codenorte integrou o “Comitê BR-163 de Sorriso”. Especificamente para Sinop, buscou soluções para a ampliação do terminal aeroportuário, bem como voos noturnos. O Codenorte também encampou a questão dos transportes hidroviários para Mato Grosso. Este ano a questão logística veio à mesa de discussões novamente, com a realização do 1º Fórum de Sustentabilidade de Mato Grosso. “Nasceu da preocupação do Conselho com a perseguição aos madeireiros e agricultores da região, que repercutia negativamente Sinop para o mundo, uma vez que é um pólo regional”, explicou o ex-presidente Antônio Rodrigues. A Carta de Sinop, resultado do Fórum que reuniu mais de 2.500 pessoas, em abril, cumpriu o objetivo inicial, que era levar os resultados do trabalho à Rio+20, para que lá então fossem conhecidos os ativos da região norte. “O trabalhou resultou ainda na criação do Fórum Permanente de Sustentabilidade, que atenderá questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável de todas as regiões de Mato Grosso”, acrescentou.
Em andamento, atualmente, está o Projeto Pró-Valores, que deverá ser apresentado às entidades e sociedade no início de 2013, em áreas sociais com planejamento a ser desenvolvido a longo prazo.
Demais integrantes da nova diretoria do Codenorte
1º Secretário:
João Paulo Avansini Carnelos
Secretária Adjunta:
Cristiane Oliveira
1º Tesoureiro:
Marcio Kreibich
Tesoureiro Adjunto:
Fernanda Moreira Duarte
Conselho Consultivo
Presidente:
Milton Malheiros da Silva
Membros:
Jerson Leitzke
Josmar Pavão
Conselho Fiscal
Presidente:
Antonio Rodrigues
Membros:
Elcio de Azevedo
Diones Marcos
Suplentes:
Deraldo Campos de Paula Bomfim
Ivo Alves Porto
Luis Otávio Loureiro de Carvalho