“Para que o Estado nos dê condições para trabalhar é necessário que implante, de forma urgente, o projeto de reestruturação da Sema, que foi construído pela Sema com o apoio de diversas entidades, entre elas o Cipem [Centro das Indústrias Produtoras Exportadoras do Estado de Mato Grosso]”. Essa foi a afirmação do presidente da entidade, João Carlos Baldasso, ao falar das perspectivas para 2013, durante a 10ª reunião ordinária do Cipem.
O presidente avaliou que o ano de 2012, apesar do sucesso em diversos eventos, nos treinamentos de colaboradores das indústrias nas mais diversas funções e de muitas outras vitórias, foi um dois mais difíceis para desenvolver as atividades do setor. “Todos estamos insatisfeitos com a falta de estrutura da Sema, com o sucateamento do Indea e com a ineficiência do sistema da Sefaz [Secretaria de Estado de Fazenda] que não consegue atender as demandas gerando problemas para os empresários, além da sanha arrecadatória utilizada pelo órgão, o que acaba gerando várias ações administrativas e judiciais. Apesar de tudo isso acredito que no próximo ano vamos, com o apoio e as ações do governo estado, promover as mudanças necessárias, resolvendo os problemas que hoje existem, avaliou Baldasso.”
O presidente do Cipem falou ainda que o momento é de fazer alianças com todo o setor produtivo criando uma agenda que vise nos dar as condições necessárias para o desenvolvimento das nossas atividades, e que todos os seguimentos produtivos sejam fortalecidos da mesma forma e não por interesses individuais. “Somos a favor de qualquer ação que venha a desburocratizar e desenvolver o setor de base florestal de Mato Grosso”.