Cerca de 61 mil empreendedores estão formalizados em Mato Grosso. Sinop ocupa o terceiro lugar no ranking estadual com pouco mais de dois mil empreendedores, ficando atrás somente de Cuiabá, com 15 mil, e Rondonópolis com aproximadamente quatro mil.
De acordo com informações do Portal do Empreendedor, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de janeiro a outubro deste ano, os três municípios tiveram um aumento de cerca de 55% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme as estatísticas, a área que mais abrange a formalização é a da prestação de serviço e comercialização de vestuário. Os números também apontam que a faixa etária que mais se formalizou em 2012 varia de 21 a 40 anos.
Segundo o gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sinop, Volmir Contreira, os empreendedores buscam informações para manterem o negócio dentro da legislação. “O Sebrae oferece todo o apoio ao empreendedor. Esclarecemos as principais dúvidas sobre benefícios e vantagens para quem deseja formalizar o seu negócio”, explicou.
O Micro Empreendedor Individual (MEI) tem facilidades como cobertura da previdência, contratação com menor custo, isenção de taxas de abertura, redução da carga tributária, entre outras. Fica caracterizado como MEI a empresa que tem um faturamento. Fica caracterizado como MEI a empresa que tem um faturamento de até R$ 60 mil por ano e que opte pelo Simples Nacional.