As vendas de produções de Nova Mutum para o mercado internacional proporcionaram pouco mais de US$ 625 milhões em negócios entre janeiro a outubro, queda de 7,23% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Somente em outubro, foram contabilizados US$ 72,5 milhões, redução de 0,97%.
De acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a soja mesmo triturada e exceto para semeadura é o produto mais exportado, com US$ 213,6 milhões. Em seguida aparecem os bagaços e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, com US$ 192,5 milhões. Já o milho em grão, exceto para semeadura, é o terceiro da relação, com US$ 100,8 milhões.
Na lista há ainda outros tipos de produtos comercializados com o mercado internacional, como óleo de soja bruto mesmo degomado (US$ 62,9 milhões); algodão simplesmente debulhado não cardado nem penteado (US$ 35,6 milhões); óleo de soja refinado em recipientes com capacidade superior a cinco litros (US$ 10,4 milhões), carnes suínas e outros.
Os produtos são comercializados com pelo menos 30 localidades diferentes. A China é destaque, ficando em primeiro na relação ao atingir US$ 196,6 milhões em negócios no período. Em seguida aparece a Tailândia, com US$ 59,9 milhões. Irã é o terceiro destino, com US$ 54,8 milhões.