O governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu que o governo do Estado irá oferecer incentivos, caso os empresários mineiros tenham realmente interesse em instalar um shopping center em Sinop. Silval declarou que foi um dos articuladores da vinda do ex-ministro dos Transportes e atual prefeito de Uberaba (MG), Anderson Adauto, e uma comitiva de empresários mineiros para observar as potencialidades do município.
Silval destacou o empenho na busca de investimentos para cidades polos em Mato Grosso. “Estamos diretamente em contato com vários empresários do Brasil, falamos muito de Sinop, Sorriso, Lucas, de todos os polos regionais. E no último contato com empresário de Minas Gerais que tem intenção de expandir os negócios na rede shoppings, industrialização de produtos agrícolas, se interessaram muito por Sinop. Certamente pelo potencial que tem nossa cidade, não tenho dúvida alguma de que será alvo para fazerem seus investimentos”.
O governador ressaltou ainda que o Estado está à disposição para eventuais incentivos a instalação de empresas na cidade. “Se couber dentro dos incentivos de Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso) ou incentivos do Estado, vamos ajudar. Por isso que os deputados estaduais de Sinop, aqui, Dilmar Dal Bosco e Baiano Filho, fiz questão que estivessem presentes para acompanharem”.
A reunião que o governador, o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), e o empresários foi adiada devido ao mal tempo que não permite que estes últimos possam decolar de Barra do Garças. A previsão agora é de que esta reunião aconteça por volta do meio dia.
Juarez afirmou que a prefeitura tem interesse neste investimento e, assim como o possível incentivo do governo, disse que a administração municipal também irá facilitar a vinda do negócio, se assim ficar determinada. Ele reforçou que o crescimento econômico da cidade e o desenvolvimento são os principais pontos favoráveis para novos investimentos. “Nós somos o polo de toda essa região, uma concentração atacadista, educação, saúde, enfim. Eles conhecem essa leitura e querem conhecer de perto. E ela surpreende. Não tenho dúvida nenhuma que aqui será um local de investimento deles”
Conforme Só Notícias já informou, os empresários são do ramo de empreendimentos imobiliários, com foco de atuação em shopping centers, e vão conhecer as potencialidades de Sinop, que tem mais de 120 mil habitantes e é polo regional no Nortão nos setores de prestação de serviços, educação, saúde. Também serão informados sobre a infraestrutura de serviços, logística, principais setores da economia. A comitiva também deve visitar pontos da cidade.
Sinop tem um projeto para instalar shopping centers, há vários anos, que ainda não entrou em funcionamento, embora a estrutura física tenha passado, recentemente, por diversas adequações.
A princípio, depois de Sinop a comitiva iria para Sorriso.
(Atualizada às 11h10)