As diversas empresas e indústrias instaladas em Sinop proporcionaram, em setembro, a criação de 332 empregos a mais, resultado de 1.969 contratações e 1.637 demissões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado deixou o município na liderança do ranking da evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes. Em agosto, o saldo foi menor com 218 pessoas empregadas a mais.
A prestação de serviços foi o setor que liderou com 207 admitidos a mais. Comércio (+ 74), indústria de transformação (+ 41), construção civil (+ 13), agropecuária (+ 2) e extrativismo mineral (+ 1) também tiveram desempenho positivo.
Só Notícias apurou que apenas o serviço industrial de utilidade pública, onde estão relacionadas as centrais elétricas por exemplo, demitiu mais, fechando o mês com seis profissionais desligados de suas funções.
O levantamento é realizado com base nas informações formais, ou seja, carteiras assinadas. No ranking, estão ainda Rondonópolis em segundo, com 310 e Cuiabá, em terceiro, com 279 postos a mais.
De janeiro a setembro, o Caged destacou que foram gerados 2.132 empregos a mais, saldo obtido a partir de 18,1 mil admissões e 15,9 mil demissões no período.
Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, o saldo foi de 2.651 empregos celetistas a mais.