PUBLICIDADE

Sinop: frigorífico diminui atividades com paralisação no Indea

PUBLICIDADE

A paralisação das atividades desempenhadas por servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) já está refletindo nos frigoríficos do Nortão. O diretor do grupo Frialto (que conta com unidades em Sinop, Matupá e Nova Canãa do Norte), Paulo Bellincanta, explicou ao Só Notícias que as três unidades abatem 1,8 mil cabeças de gado por dia. Hoje, somente a de Sinop deve trabalhar mas “só teremos um terço do abate. Para quinta e sexta-feiras já para por completo. Em Sinop, só haverá abate porque alguns caminhões (que transportam animais) estavam atrasados”, disse.

As atividades no Indea foram suspensas na segunda-feira (8) e, com isto, os documentos necessários para que o transporte de gado ocorra não são emitidos. Com os abates paralisados, quem poderá sofrer as consequências também é o consumidor, já que o abastecimento nos mercados tende a diminuir e os preços cobrados pela carne aumentarem.

Apesar de não ser favorável ao movimento de paralisação, Bellincanta se mostra a favor dos funcionários. “O que se percebe é que o Estado abandonou o órgão. O Estado precisa olhar para esse órgão com mais carinho porque é um dos principais fatores da economia e está jogado às traças. O Estado precisa olhar com urgência e carinho, não pode virar as costas para os funcionários”, reforçou.

Na avaliação do empresário, a paralisação causa prejuízo social. “Todas as atividades paralelas ao setor passam a sofrer as consequências”, pontuou. “O órgão é que cuida da sanidade animal e, sem sanidade, não há exportação”, destacou, lembrando o cenário econômico do Estado.

Inicialmente, o Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado (Sintap) estima que a paralisação ocorrerá até esta quinta-feira, no entanto, em contato com a unidade do Indea em Sinop, os profissionais alegaram não ter prazo para encerrar o movimento.

Além dos frigoríficos, o setor madeireiro também fica “travado” porque não consegue despachar as cargas de madeiras vendidas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE