A produção de ovos de galinha em Mato Grosso cresceu 19,5% no segundo trimestre deste ano (ante o mesmo período de 2011), atingindo 40,1 milhões de dúzias. A quantidade ultrapassou a produção de Goiás (que foi de 36 milhões) e, com isto, o Estado assumiu a quinta posição entre os maiores produtores do país, segundo a nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O principal motivador do aumento está relacionado ao crescimento da avicultura para atender a agroindústria mato-grossense. A quantidade de galinhas poedeiras, por exemplo, aumentou 20,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo pouco mais de 7,7 milhões de cabeças.
Nacionalmente, a produção de ovos atingiu 670,5 milhões de dúzias no trimestre, representando aumento de 5,8% em relação a 2011. São Paulo é principal Estado produtor, com parcela de 30% de participação (201,2 milhões). Entre os destaques estão ainda Minas Gerais (73,3 milhões), Paraná (50,2 milhões) e Espírito Santo (46,9 milhões).
Para a pesquisa, 1,5 mil informantes do país (exceto no Amapá, Tocantins e Maranhão) foram consultados.