O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz, disse que os produtores rurais não perderam tempo e iniciaram o plantio assim que caíram as primeiras chuvas. “Já tem produtor com máquina na lavoura há quase uma semana. Aproveitaram as primeiras chuva”, ressaltou, em entrevista ao Só Notícias/Agronotícias, durante o lançamento oficial da safra de soja, em Sorriso, na segunda-feira, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.
A estimativa é de que Sorriso plante soja em aproximadamente 620 mil hectares, o que representa 8,6% da área destinada a cultura em Mato Grosso. “Não temos mais para onde expandir. Toda área que podemos plantar já está sendo cultivada. A única variação se dá em uma estratégia do produtor”, explicou o presidente.
O município também concentra 3% da safra de soja do país, o que dá o título de capital do Agronegócio, além de destaque mundial na produção do grão. A previsão para a safra 2012/13 em Mato Grosso é de uma área plantada de 7,8 milhões de hectares e a projeção de colheita é de 24 milhões de toneladas do grão.
Leia ainda
Ministro lança plantio da safra de soja em Sorriso; veja vídeo