PUBLICIDADE

IPM para Sinop, Nova Mutum cai e de Sorriso, Lucas e Alta Floresta aumenta

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) divulgou o Índice Definitivo de Participação dos Municípios (IPM), que determina o valor do repasse que cada cidade mato-grossense receberá referente à arrecadação do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), em 2013. No decreto, o índice estimado para Sinop é de 2,6%, registrando leve queda em relação ao que está em vigor neste ano, que é de 2,7%. Na prática, a cidade receberá menos do repasse. Para Nova Mutum, o índice é de 2,10%, leve queda ante o aplicado no atual exercício, que atingiu 2,12%.

Já para Sorriso, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta, os índices estimados para 2013 são superiores aos que vigoram atualmente. Na primeira cidade, o percentual calculado é de 3,2%, enquanto o aplicado neste ano é de 3,05%. Em Lucas, o índice calculado é de 2,7% (atualmente é de 2,5%). Para Alta Floresta, o IPM estimado é de 0,96% (enquanto o atual é de 0,91%).

Na capital mato-grossense, o índice previsto é de 15,17%. Crescimento de 4,79% em relação ao IPM que está vigorando neste ano (14,47%). Em Cáceres o índice estimado é de 1%; Várzea Grande atinge 4,12% e, em Rondonópolis, soma 6,1%.

O índice, de acordo com a Sefaz, serve para que cada prefeito possa executar antecipadamente o planejamento para o próximo ano. As respostas referentes às impugnações apresentadas pelos municípios estarão disponíveis no portal da Sefaz a partir do dia 15 de setembro.

A participação do IPM é formada de 75% pelo Valor Adicionado pelo município, informação levantada pela Sefaz; 11% pelo coeficiente social e 5% pelas Unidades de Conservação e Terras Indígenas (UCTI), ambos indicados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). A população e a receita própria dedicam 4% cada uma, restando o último 1% para a área do município, números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE