Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que as vendas de produtos sinopenses ao mercado internacional entre janeiro a julho resultaram em US$ 137,8 milhões em negócios, 45,65% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente em julho, o montante contabilizado foi de US$ 13,9 milhões (- 4,76% ante julho de 2011).
A soja, mesmo triturada e exceto para semeadura, encabeça a relação de produtos mais vendidos, com US$ 99,7 milhões. Carnes desossadas de boi, frescas ou refrigeradas (US$ 9,3 milhões), milho em grão exceto para semeadura (US$ 8,5 milhões), carnes desossadas de boi congeladas (US$ 7,4 milhões) e outros grãos de soja mesmo triturados (US$ 5,9 milhões) também estão entre os principais itens da lista, que é composta ao todo por 17 produtos.
A China figura como principal destino das produções sinopenses, isto porque, segundo o ministério, atinge negócios na casa de US$ 86,1 milhões. Em seguida aparece o Chile, com US$ 9,8 milhões. A Espanha é o terceiro destino da relação, com US$ 6,9 milhões, Hong Kong aparece em seguida, com US$ 4,3 milhões e, em quinto, está o Egito, com US$ 3,8 milhões. Ao todo são cerca de 30 localidades diferentes.
Importações
Os gastos com produtos importados somaram US$ 2,1 milhões nos sete meses, 47% a mais que o mesmo período do ano passado. Aviões, máquinas e insumos agrícolas foram os principais produtos adquiridos por empresas e indústrias sinopenses.