Com o intuito de impulsionar a produção agrícola do Estado e garantir a comercialização de produtos da Agricultura Familiar para o abastecimento da grande Cuiabá, de outros estados e países, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) articula a implantação da Central de Abastecimento/Ceasa em Cuiabá.
De acordo com o projeto, a Central de Abastecimento irá contribuir para o aumento da produção de alimentos produzidos no Estado, de agroindústrias, flores, entre outros produtos que serão vendidos no atacado. O Estado tem como projeto aprovado a pavimentação asfáltica para acesso a todas sedes municipais do Estado, o que irá facilitar o escoamento da produção.
De acordo com o secretário da Sedraf, Carlos Milhomem, a Ceasa de Mato Grosso está sendo projetada nos moldes das Centrais de Abastecimento de Uberlândia (MG) e Maringá (PR). "O Governo através da Sedraf está engajado na implantação da Ceasa. Será um marco no Estado, uma vitrine que garantirá o aumento da produção, produtores motivados, consumidores satisfeitos com alimentos frescos e de qualidade oriundos do nosso Estado. Mato Grosso poderá ainda se transformar em exportador de alimentos para vários estados. Além disso, oportunizará a chance de realizar intercâmbio dos produtos entre Brasil e países vizinhos", destacou.
Para apoiar a comercialização dos produtores mato-grossenses, o Governo do Estado irá articular a implantação de packing houses (centrais de embalagens) em cidades polo das regiões produtores de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Estas cidades polo serão identificadas através de um diagnóstico da capacidade produtiva em cada região do Estado, oque irá definir quais e quantas destas centrais serão fomentadas pelo Governo do Estado, em conjunto com as prefeituras municipais e Cooperativas de Produtores.
A construção da Central de Abastecimento está prevista para ser realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sob a coordenação do Governo do Estado sendo realizada em três etapas: a Prefeitura de Cuiabá fica responsável pelo espaço físico; a construção sob responsabilidade da iniciativa privada e a Administração/Operação através de sistema cooperativo.
A Ceasa contará com 25 hectares. Espaço para comercialização dos produtos prevê serviços de apoio, tais como: hospedagem, alimentação, segurança pública e patrimonial, serviços de saúde, farmácia, serviços postais e bancários, abastecimento de combustíveis, insumos agrícolas, central de embalagens, fiscalização, inspeção e vigilância sanitária e miniatacado.