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Sorriso: serviços essenciais lideram queixas de consumidores no semestre

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Questões relacionadas aos serviços essenciais (energia elétrica, água, esgoto e telefonia por exemplo) lideraram a relação de atendimentos no Procon de Sorriso, no primeiro semestre deste ano. Foram 298 queixas levadas até a unidade de defesa do consumidor, o que corresponde a 40,65% do total. Os números são do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), vinculado ao Ministério da Justiça, e consistem na primeira análise do Procon sobre demandas apresentadas pelo consumidor, que podem representar em consultas, pedidos de orientações ou reclamações.

Os assuntos financeiros (como cobranças abusivas, taxas em bancos e outros) aparecem em seguida, com 164 atendimentos, o que corresponde a 22,37%. Na relação há ainda as questões relacionadas à produtos (com defeitos ou entregues diferentemente ao pedido do consumidor), com 130 atendimentos (17,74%); serviços privados (como eventos, fornecedores de tv por assinatura e outros) com 129 (17,6%); habitação têm 7 registros (0,95%); saúde tem 3 (0,41%) e alimentos têm 2 (0,27%).

Os consumidores entre 31 a 40 anos são os que mais procuram o serviço do Procon, correspondendo a 31,12%. Em seguida aparece a faixa etária entre 21 a 30 anos, com 26,75%. De 41 a 50 anos compreende 18,71%; entre 51 a 60 atingem 13,99%; de 61 a 70 somam 5,42% e, mais de 71 anos atingem 3,15%. O menor percentual é de pessoas com até 20 anos, onde registrou 0,87%.

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