PUBLICIDADE

Operações do FCO empresarial aumentam em 450% em cinco anos

PUBLICIDADE

Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 450% na quantidade de operações do FCO Empresarial de Mato Grosso. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, atribui esse incremento às ações do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Itinerante), que visitou 65 municípios nesse período. "O objetivo é popularizar a informação. É facilitar o acesso dos micro e pequenos empresários à linha de crédito".

O superintendente do Comércio da Sicme, Wilson da Silva Pereira, acrescenta que esta ação itinerante desmistifica a cultura de que somente tinham acesso à linha de crédito do FCO os médios e grandes empresários. Nesses eventos, os empreendedores têm acesso à equipe técnica das Secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Banco do Brasil, Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério da Integração Nacional (Sudeco).

Somente no primeiro semestre de 2012, o FCO Itinerante esteve em 14 municípios mato-grossenses. Mas desde que o projeto foi implantado, em 2008, cerca de 7.500 pessoas, incluindo Empreendedores Individuais (EI), micro e pequenos empresários, tiveram acesso às palestras do FCO Itinerante.

O objetivo para 2012 era atender os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos de Mato Grosso. "O resultado foi positivo. Temos informações que a disseminação das informações sobre a linha de crédito do FCO está contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social dos municípios visitados no primeiro semestre de 2012".

O FCO Itinerante tem uma grande importância para a economia de Mato Grosso porque promove o incremento no segmento de micro e pequenas empresas. O secretário de Fomento Agropecuário de São José dos Quatro Marcos, Cladir Babinski conta que a divulgação dessa linha de financiamento para o seu município foi essencial para aquecer ainda mais o comércio local.

Ele conta também que a base da economia de São José dos Quatro Marcos é o setor agropecuário. "Quando o pequeno produtor é incentivado, o comércio local também fica aquecido. Quando o produtor tem dinheiro, ele faz compras no próprio município, o que consequentemente aquece a economia".

O fabricante de pães caseiros, Antônio Teixeira, que trabalha na área há dois anos, é outro que depois de participar do FCO Itinerante pretende pleitear recursos para ampliar seu negócio. "Assistindo as palestras concluímos que temos juros em conta e boas condições de trabalho. Isso nos incentiva a investir mais em nosso negócio".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal mantém suspensa taxa de segurança cobrada de empresas em Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso reafirmou, em...

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...
PUBLICIDADE