PUBLICIDADE

Juros do cartão de crédito não acompanham queda da Selic

PUBLICIDADE

Mesmo com a redução de 8,5% da taxa Selic em maio, os juros dos cartões de crédito não sofreram alterações tão significativas, de acordo com a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

De acordo com a Federação, a redução da Selic, como a que vem ocorrendo desde agosto do ano passado, em tese, deveria resultar na queda das taxas praticadas no mercado. Segundo ela, a composição do spread bancário leva em consideração uma série de itens, entre eles, a inadimplência, que atualmente representa 35% dessa composição e encontra-se em um patamar controlado.

Juros
Em maio, a taxa média de juros dos bancos cobrada ao consumidor foi de 6,18% ao mês, a menor verificada desde 1995, segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Segundo a Fecomercio, apesar da queda, o principal meio de pagamento utilizado pelas famílias brasileiras ainda não apresentou redução de taxa de juros cobrada no crédito rotativo. Segundo pesquisa de mercado a taxa média de juros dessa modalidade foi de 10,69% em maio e se mantém estável desde fevereiro de 2010.

Análise
Na análise da Fecomercio-SP, o governo poderia aproveitar o momento de medidas que visam a desoneração e se voltar para essa questão histórica dos juros do cartão de crédito que é um empecilho para o desenvolvimento econômico.

Segundo a Federação, além da baixa inadimplência, as perspectivas de crescimento de emprego e renda são animadoras. Outro agravante para a alta manutenção dos juros do cartão de crédito é o duopólio exercido pelas operadoras de cartão de crédito que, de acordo com o Banco Central, detém cerca de 70% do mercado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE