Cerca de 1,5 mil animais, entre cria, recria e engorda, serão leiloados pelo Sindicato Rural de Alta Floresta, hoje, seguindo a programação da 26ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial (Expoalta). O leilão, que está na oitava edição, começará às 20h, no tatersal Lorival Pupo. Até o final da feira, pouco mais de 5 mil animais devem ser ofertados. Na sexta, por exemplo, serão negociados aproximadamente quatro mil cabeças de Nelore e cruzamento, cria, recria e engorda na segunda edição do leilão Casari.
No sábado, há o segundo leilão de gado leiteiro, com a comercialização de 100 unidades de reprodutores Gir e Girolando, com e sem registro, venda de novilhas e vacas solteiras e em lactação, informa assessoria de imprensa da feira. Encerrando a programação, no domingo, há o oitavo leilão Fazenda Nortão. Neste, serão ofertados 120 touros Nelores PO, 30 bezerras e 30 bezerros, além de 300 novilhas prenhas.
No ano passado, os leilões tiveram um faturamento de R$ 2,7 milhões. Alta Floresta tem, atualmente, cerca de 900 mil cabeças de gado. Somados a outros 17 municípios da região, o rebanho atinge aproximadamente 5,6 milhões de cabeças.
A feira começou ontem, reunindo milhares. Hoje, tem rodeio e show com a dupla Jads e Jadson. Cerca de 100 expositores, de diversos segmentos, estão participando da Expoalta.