PUBLICIDADE

Alta Floresta: Expoalta suspende etapa do ranking estadual de Nelore

PUBLICIDADE

A 26ª Exposição e Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Alta Floresta (Expoalta) começa hoje e não terá mais a etapa livre do Ranking Estadual da Raça Nelore. De acordo com o supervisor regional do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Anselmo Loose, durante a etapa realizada na feira de Sorriso, no início do mês, a maioria dos animais que participariam da exposição em Alta Floresta tiveram contato com animais do Pará, que está na zona tampão (que não está livre da febre aftosa). “O Pará não é habilitado para exportar carne para união europeia, então, todos os animais que tiveram contato com eles, entram em período de noventena, ou seja, até o dia 5 de agosto eles não poderão ser comercializados para união europeia”, explicou.

Cerca de 59 propriedades, localizadas em 26 municípios que receberam o gado que estava na exposição também foram penalizadas com o período de observação. “É importante deixar claro que não existe problema sanitário. Não tem nenhuma doença circulando. Existe uma situação técnica definida pelo Ministério da Agricultura para evitar transtornos com disseminação de eventuais doenças”, frisou o supervisor.

Para evitar que propriedades da região também fiquem impedidas de exportar até agosto, a organização da Expoalta decidiu suspender a realização do ranking nessa edição. “O Ranking é um dos principais eventos do setor da bovinocultura do Estado, infelizmente a maioria do gado que viria para a Expoalta entrou em noventena, então, para evitar que a nossa região sofra essa penalidade, optamos por não realizar. Nosso Estado é livre para exportar e nossa região tem um dos maiores rebanhos de Mato Grosso e devemos manter isso”, explicou o presidente do Sindicato Rural, também organizadora da feira, Willian Lima.

O restante da programação não foi alterado. A Expoalta segue até domingo, com shows, leilões, rodeio e sorteio de prêmios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE