PUBLICIDADE

Mato Grosso está entre os maiores no plantio de feijão

PUBLICIDADE

Mato Grosso está entre os Estados brasileiros com maiores áreas cultivadas com feijão segunda safra, segundo análise da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), com 165 mil hectares. Ceará (596,4 mil), Paraná (209 mil ha), Minas Gerais (152mil ha),  Pernambuco (134 mil ha) e Paraíba (93,3 mil ha) etambém estão entre os destaques.

A estimativa para Mato Grosso é alcançar a produção de 181,2 mil toneladas, com produtividade média prevista em 1.098 kg/ha. A nível nacional, a estimativa é produzir 1.290,4 em mil toneladas. Conforme o estudo, a segunda safra da cultura apresenta um comportamento diferente em relação à primeira (quando a estimativa nacional foi de 1.297,6 mil t e a mato-grossense foi de 29,6 mil t).

Com a menor oferta de produto no mercado devido a diminuição da área cultivada na primeira safra e com a queda da produção no Paraná e no Rio Grande do Sul em função da estiagem prolongada, fez com que os preços do produto subisse para patamares bastante altos. O produtor por sua vez se sentiu incentivado a aumentar o cultivo.

Terceira safra
A lavoura está no início da semeadura e a estimava nacional é atingir área de 719 mil hectares e produção de 594,4 mil toneladas. A concentração do cultivo é nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, tendo Minas Gerais como a maior área. Em Mato Grosso, predomina a semeadura do feijão macassar. Neste, a área prevista é de 12,6 mil hectares e produção de 21,4 mil toneladas.

Conforme o estudo, ainda há possibilidade de aumentar a área cultivada na terceira safra devido aos preços atraentes praticado no mercado de todas as regiões brasileiras.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE