As reclamações relacionadas à prestação de serviços de TV por assinatura aumentaram cerca de 120% em Mato Grosso. A informação é da Superintendência de Defesa do Consumidor no Estado que contabiliza, no primeiro trimestre deste ano, 109 queixas do tipo ante 47 registradas no mesmo período do ano passado.
Conforme a superintendência, o aumento é consequência do crescimento de adesões ao serviço no Estado. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações apontam que, até fevereiro deste ano, houve 114,9 mil assinaturas ao serviço, 59,41% a mais que um ano antes, quando foram registradas 72,1 mil adesões.
Devido a alta, a superintendência alerta aos consumidores a necessidade de analisar os tipos serviços oferecidos pelas operadoras: o MMDS – transmissão feita através de antena – cuja qualidade da imagem pode sofrer interferências; a cabo – imagens são transmitidas por cabos subterrâneos ou aéreos diretamente da operadora para o imóvel – com resolução melhor do que o sistema anterior ou, por satélite, que exige a instalação de uma mini-parabólica e apresenta imagens com melhor qualidade. As diferenças entre os meios de transmissão estão nos preços.
Taxas de adesão, oferta de Canais Abertos (no sistema MMDS e no de Satélite nem todos os canais abertos são ofertados ), análise de contratos nos quesitos de prazos, preços e formas de rescisão contratual também deverão ser avaliadas pelo consumidor antes da oficialização do negócio.
No Brasil, de acordo com o último levantamento da Anatel, há 13,3 milhões de assinantes.