A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) ligada ao Ministério de Minas e Energia pode ofertar a usina hidrelétrica a ser construída em Sinop no próximo leilão de energia nova (A-5), previsto para 16 agosto. Além da unidade que será instalada no rio Teles Pires, também poderão estar no processo as de São Manoel, Cachoeira Caldeirão e Ribeirão Gonçalves. O processo de cadastramento de empreendimentos que disputarão o pleito está ocorrendo e deve encerrar no dia 18 de abril.
Nenhum dos projetos de hidrelétricas citados possui licença ambiental ainda, mas em recente entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim destacou que a usina mais próxima de conseguir a autorização é a de Sinop. O leilão é o mesmo que estava previsto para abril mas acabou remarcado para agosto principalmente devido a falta das licenças ambientais. O atendimento ao mercado está programado para 2017.
Conforme Só Notícias informou, o empreendimento, além de Sinop, que concentrará 60% do reservatório, abrangerá também os municípios de Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte. A capacidade instalada será de 400 megawatts de energia.