Uma recente pesquisa feita pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) em Mato Grosso apontou que os preços cobrados pelos ovos de páscoa e caixas de bombons podem variar até 104%. Oito supermercados em Cuiabá e Várzea Grande foram analisados.
A maior diferença encontrada foi de um ovo com 250 gramas, que pode variar entre R$ 24,90 até R$ 44,90. O Procon aponta que, em outra marca, a diferença no preço do ovo – com 215 gramas – entre os estabelecimentos é de 88,62%. A variação nos valores das caixas de bombons entre os estabelecimentos também é alta e pode atingir aproximadamente 80,16%.
“Como ainda não existe regulamentação sobre a numeração de ovos de Páscoa e o respectivo peso, podem ocorrer variações até mesmo dentro da mesma marca, o que pode confundir o consumidor. Além de pesquisar em mais de um estabelecimento, para economizar é fundamental que o consumidor faça uma comparação entre as diversas marcas e tipos de produtos ofertados”, alertou o Gerente de Fiscalização e Controle do Procon, Ivo Vinícius Firmo, por assessoria.
O Procon ressalta, também, que os itens avaliados não possuem um peso padrão. A partir disto, o consumidor deve observar o peso do produto e não a numeração. Outro alerta é na compra dos ovos com brinquedos de brinde, já que o consumidor pode acabar pagando mais caro pela mesma quantidade de chocolate.