PUBLICIDADE

Acrimat vai orientar pecuaristas de Sinop e região

PUBLICIDADE

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizará no dia 9 de abril, na sede do Sindicato Rural de Sinop, às 19h, o projeto “Acrimat em Ação”. A expectativa é de que cerca de cem produtores da região compareçam. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia. Sinop é o sétimo município a receber o evento da entidade.

O economista e consultor da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, em entrevista na central de jornalismo de Só Notícias, explicou que o evento é uma oportunidade que o pecuarista tem para receber informações por meio de cinco palestras e também repassar os problemas que o setor local vem enfrentando para a associação intermediar uma solução.

“Haverá um ciclo com cinco palestras técnicas. Uma delas é sobre a sucessão familiar na propriedade rural. Os nossos pecuaristas estão envelhecendo e temos que reconhecer isso. É preciso pensar em fazer a sucessão na família para que a atividade continue”, ressaltou Oliveira Filho.

Também ocorrerá uma palestra sobre mercado de gado, de carnes e a probabilidade do crescimento desta área em Mato Grosso. “O que dará ou não a sustentação do pecuarista, continuar ou não no negócio”.

A palestra sobre manejo sanitário pretende repassar aos participantes o cuidado com a saúde animal. “É preciso ter cuidados e não ficar preocupado apenas com a febre aftosa, mas com uma série de doenças que pode atingir o rebanho. Uma cisticercose, por exemplo, pode ser transmitida ao animal e o pecuarista pode perder até metade de um boi, quando for para o frigorífico, se ficar detectado a doença. Não podemos ficar pensando somente na aftosa, temos outras doenças que atingem o animal”.

Haverá palestra sobre pastagem. “Está morrendo a pastagem de Mato Grosso. Por excesso de água, falta de água, muito gado usando a pastagem sem uma recuperação e também por causas não sabidas”.

Também ocorrerá palestra proferida por um representante do Banco do Brasil sobre agricultura de baixo carbono. O banco oferece dinheiro com baixo custo, de até 5,5% ao ano, que “pode ser usado para recuperar a pastagem, área degradada e que o banco tem meta. É importante os pecuaristas saberem disso”.

De acordo com o consultor, a ideia não é apenas informar o pecuarista local, mas também ouvir suas demandas. Devido a isso, haverá uma reunião separada do evento, em que “vamos ouvi-los ao invés de falar. Lá eles [pecuaristas] poderão falar quais são os problemas que os afetam. Depois a Acrimat formaliza em documento e busca ajudar na solução do problema exposto”.

Em 2011, o projeto foi realizado em 20 municípios, inclusive em Sinop. Este ano, a projeção é de visitar 30 municípios. A “capital do Nortão” foi escolhida pela importância e por ser polo. “A atividade parece ser pequena em Sinop, mas quando somado com os municípios ao redor, é uma região muito grande e importante”.

As palestras que serão realizadas:
Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono
Manejo Sanitário
Sucessão Familiar / Legislação Trabalhista
Perspectivas dos Negócios da Pecuária de Corte de Mato Grosso
Reforma de Pastagem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio da cesta básica em Sinop chega a R$ 848,75

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Sinop passa a contar com voos diários para Brasília a partir de novembro

A Centro-Oeste Airports, concessionária que administra o Aeroporto João...

Sinop ganha mais de 5,3 mil novas empresas em 9 meses

Sinop ganhou 5.354 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...
PUBLICIDADE