A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizará no dia 9 de abril, na sede do Sindicato Rural de Sinop, às 19h, o projeto “Acrimat em Ação”. A expectativa é de que cerca de cem produtores da região compareçam. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia. Sinop é o sétimo município a receber o evento da entidade.
O economista e consultor da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, em entrevista na central de jornalismo de Só Notícias, explicou que o evento é uma oportunidade que o pecuarista tem para receber informações por meio de cinco palestras e também repassar os problemas que o setor local vem enfrentando para a associação intermediar uma solução.
“Haverá um ciclo com cinco palestras técnicas. Uma delas é sobre a sucessão familiar na propriedade rural. Os nossos pecuaristas estão envelhecendo e temos que reconhecer isso. É preciso pensar em fazer a sucessão na família para que a atividade continue”, ressaltou Oliveira Filho.
Também ocorrerá uma palestra sobre mercado de gado, de carnes e a probabilidade do crescimento desta área em Mato Grosso. “O que dará ou não a sustentação do pecuarista, continuar ou não no negócio”.
A palestra sobre manejo sanitário pretende repassar aos participantes o cuidado com a saúde animal. “É preciso ter cuidados e não ficar preocupado apenas com a febre aftosa, mas com uma série de doenças que pode atingir o rebanho. Uma cisticercose, por exemplo, pode ser transmitida ao animal e o pecuarista pode perder até metade de um boi, quando for para o frigorífico, se ficar detectado a doença. Não podemos ficar pensando somente na aftosa, temos outras doenças que atingem o animal”.
Haverá palestra sobre pastagem. “Está morrendo a pastagem de Mato Grosso. Por excesso de água, falta de água, muito gado usando a pastagem sem uma recuperação e também por causas não sabidas”.
Também ocorrerá palestra proferida por um representante do Banco do Brasil sobre agricultura de baixo carbono. O banco oferece dinheiro com baixo custo, de até 5,5% ao ano, que “pode ser usado para recuperar a pastagem, área degradada e que o banco tem meta. É importante os pecuaristas saberem disso”.
De acordo com o consultor, a ideia não é apenas informar o pecuarista local, mas também ouvir suas demandas. Devido a isso, haverá uma reunião separada do evento, em que “vamos ouvi-los ao invés de falar. Lá eles [pecuaristas] poderão falar quais são os problemas que os afetam. Depois a Acrimat formaliza em documento e busca ajudar na solução do problema exposto”.
Em 2011, o projeto foi realizado em 20 municípios, inclusive em Sinop. Este ano, a projeção é de visitar 30 municípios. A “capital do Nortão” foi escolhida pela importância e por ser polo. “A atividade parece ser pequena em Sinop, mas quando somado com os municípios ao redor, é uma região muito grande e importante”.
As palestras que serão realizadas:
Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono
Manejo Sanitário
Sucessão Familiar / Legislação Trabalhista
Perspectivas dos Negócios da Pecuária de Corte de Mato Grosso
Reforma de Pastagem