Sanar dúvidas tributárias, fiscais, ambientais e todas as relacionadas à indústria florestal. É com este objetivo que o corpo técnico das secretarias estaduais Sema e Sefaz, além das instituições Ibama e Indea se reúne amanhã, em Sinop, a partir das 15h, no Pavilhão Nereu Pasini (anexo ao Sindusmad) com empresários do setor e profissionais da contabilidade. Será oportunidade para esclarecer vários questionamentos que o segmento tem levantado por conta dos entraves na comercialização dos mais diversos produtos da madeira.
Representando a Sema, estará o superintendente de Gestão Florestal, Elias Nogueira. Já a Sefaz tem como âncora o coordenador da unidade de pesquisa aplicada (Upea) Jonil Vital de Souza. Agentes técnicos locais do Ibama e Indea também participarão. “Técnicos destes órgãos trarão o que há de novo em relação ao setor. Além disso, um plantão fiscal estará à disposição na agência local da Sefaz, a partir das 09h e, após as 13h30, no Pavilhão Nereu Pasini”, explicou o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto.
Para o superintendente de gestão do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Madeira (Cipem), Ramiro Azambuja, “esta é uma forma de promover a aproximação do setor com o governo, pois é um momento para questionar e também sugerir mudanças que possam contribuir no dia-a-dia das empresas”. O evento também terá apresentação do Senai e Sesi.
O Sesi apresentará aos empresários linhas de fomento para o setor de base florestal. O evento integra a Caravana da Sustentabilidade, liderada pelo Cipem, que tem como foco levar a todas as regiões possibilidades de desenvolvimento para o setor de base florestal. “A importância do evento é que estarão reunidos os órgãos que mais estão presentes no dia-a-dia dos negócios do setor numa oportunidade de esclarecer dúvidas e aproximar empresários destes órgãos”, concluiu o presidente do Sindusmad.