PUBLICIDADE

Contratações diminuem mas saldo ainda é positivo em Cuiabá e Rondonópolis

PUBLICIDADE

O ritmo na geração de empregos entre as empresas e indústrias instaladas em Cuiabá e em Rondonópolis diminuiu no mês passado, porém os saldos ainda foram positivos nas duas cidades. Na capital, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que foram 233 empregos gerados a mais (resultado de 7,6 mil admissões e 7,4 mil demissões). Em janeiro, foram criados 530 novos postos de trabalho.

A prestação de serviços foi o setor que mais contribuiu para o resultado no período, com 284 empregados a mais. Na relação, estão ainda a construção civil (+ 200), extrativismo mineral (+ 38), agropecuária (+ 33) e administração pública (+ 7). Por outro lado, três setores demitiram mais no período: comércio ( – 188), indústria de transformação (- 115) e serviço industrial de utilidade pública (- 26).

Só Notícias apurou que, no ano, a capital mato-grossense registra a geração de 960 novos postos de trabalho, resultado de aproximadamente 16 mil admissões e 15 mil desligamentos. O destaque é para a construção civil, que registrou saldo positivo de 803 contratados.

Já em Rondonópolis, foram 152 trabalhadores contratados a mais, resultado obtido a partir de 2,3 mil admissões e 2,1 mil demissões. Em janeiro, foram 278 empregos criados mais nos diversos setores econômicos em funcionamento no município.

O principal destaque em fevereiro também foi para a prestação de serviços, que fechou com saldo positivo de 104 funcionários. Em seguida aparecem a indústria de transformação (+ 100) e agropecuária (+ 55). Por outro lado, o comércio foi a atividade que mais dispensou profissionais, fechando com saldo de 64 desligados. Construção civil (-40), extrativismo mineral (- 2) e serviço industrial de utilidade pública (-1) também estão nesta relação.

No ano, os diversos segmentos proporcionaram a geração de 402 novos postos de trabalho, resultado de 4,9 mil admissões e 4,5 mil desligamentos. O destaque é para a prestação de serviços, com 322 empregos gerados. Os dados são contabilizados com base nas carteiras assinadas, ou seja, contratações formais.

Com os resultados do mês passado, Cuiabá ficou em terceiro e Rondonópolis em oitavo no ranking da evolução do emprego formal entre as cidades com mais de 30 mil habitantes. Em primeiro está Primavera do Leste (+ 564), seguido por Sinop (+ 297), Tangará da Serra (+204) em quarto, Sorriso (+ 202) como quinto e Alta Floresta (+183) em sexto. Ao todo, são 15 cidades nesta lista. Cáceres e Pontes e Lacerda estão nas últimas colocações, com -15 e – 81, respectivamente

No Estado, conforme Só Notícias informou, as diversas indústrias e empresas geraram em fevereiro 6,6 mil empregos celetistas a mais. O destaque é para a agropecuária, com saldo 3,3 mil funcionários admitidos. No Brasil, foram criados 150,6 mil novos postos de trabalho.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio da cesta básica em Sinop chega a R$ 848,75

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Sinop passa a contar com voos diários para Brasília a partir de novembro

A Centro-Oeste Airports, concessionária que administra o Aeroporto João...

Sinop ganha mais de 5,3 mil novas empresas em 9 meses

Sinop ganhou 5.354 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...
PUBLICIDADE