Grupos de investidores que acompanham o desenvolvimento do município há algum tempo, e – tendo em vista fatores como o crescimento populacional, por exemplo – decidiram investir na criação de novos bairros em Sorriso. São dois projetos de grupos diferentes: um tem aproximadamente 86 hectares e outro fica na sequência da Avenida Blumenau prevista para além do rio Lira, com área aproximada de 60 hectares. Eles explicaram parte do planejamento, na prefeitura, há poucos dias.
Através da Secretaria Municipal de Cidade, a Prefeitura de Sorriso ofereceu colaboração para conciliar o planejamento dos empreendimentos à projeção das demandas em serviços públicos que surgirão nos novos bairros. Segundo o prefeito Chicão Bedin, os empresários responsáveis pelo empreendimento de 60 hectares se comprometeram a custear o prolongamento da Blumenau e a construção de uma ponte sobre o rio Lira para viabilizar o acesso ao loteamento e interligá-lo ao eixo de desenvolvimento urbano que o plano diretor do município projeta na extensão desta avenida.
O secretário municipal de Cidade, Márcio Timóteo, disse que, “atuando ao lado do empresário, o município consegue pontuar os locais mais adequados para a construção de uma escola, creche ou unidade de saúde, por exemplo”.
Um comparativo entre os Censos Demográficos do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e EStatística) realizados em 2000 e em 2010, a população de Sorriso saltou dos 35.605 para 66.521 habitantes, em dez anos, e estima-se que o número atual (2012) esteja acima dos 70 mil. Tanta gente nova gera demandas no comércio e na prestação de serviços, que geram novas oportunidades de emprego, que atraem mais trabalhadores para o município. E todas essas pessoas vão precisar de algum lugar para morar.