Um grupo de empresários e investidores da Coreia estará dia 28, em Mato Grosso, para conhecer os números da economia local e prospectar negócios. Também serão apresentados aos asiáticos oportunidades no segmento de energia, agronegócio, mineração, infraestrutura, entre outros potenciais da região. Os investidores vão se reunir com diretores da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).
O encontro reunirá empresários mato-grossenses, incluindo diretores da Fiemt e presidentes dos sindicatos patronais industriais, além de representantes de outras entidades do setor produtivo e do governo estadual. A visita foi solicitada pela Embaixada da República da Coreia, que anunciou a expansão de investimentos do país fora do eixo Rio-São Paulo e da Zona Franca de Manaus.
Os empresários irão percorrer o interior brasileiro por meio das "Caravanas Empresariais", e para conhecer Mato Grosso solicitou a participação da Fiemt na articulação do encontro com o setor produtivo. O presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, ressalta a importância da iniciativa em prol de parcerias e investimentos que ampliem o potencial do Estado. "Mato Grosso passa por um momento de expansão e desperta o interesse de países que buscam matéria-prima e recursos naturais, como é caso da Coreia".
Durante o encontro serão feitas apresentações aos coreanos sobre o setor industrial, agronegócio, infraestrutura e logística, englobando as oportunidades de negócios nos referidos segmentos. Está confirmada a presença de nove empresas coreanas, como a Samsung, Hyunday, entre outras atuantes nos ramos de energia, agronegócio, mineração, além de representantes das prefeituras de dois municípios do país asiático e da Embaixada da Coreia.