sexta-feira, 20/setembro/2024
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Alta Floresta: clientes devem R$ 7 milhões e entidade faz campanha de renegociação

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Um recente levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas aponta que, nos últimos cinco anos, em torno de 30,5 mil registros de inadimplentes (contas de clientes devedores) foram feitos pelas empresas associadas, gerando um valor aproximado de R$ 7 milhões em débitos. O montante pode ainda ser um pouco maior já que, quando analisados os registros feitos pelas redes de lojas, há mais 10 mil inclusões de devedores. Para conscientizar o consumidor da importância dos pagamentos, a CDL desenvolve, até o dia 30 de março, a campanha de reabilitação de crédito.

Das 410 filiadas, aproximadamente 60 aderiram a campanha que iniciou há poucos dias, em parceria com o Procon, durante a semana do consumidor e foi estendida devido a procura. Nestas participantes, de acordo com o gerente administrativo da CDL, Elizeu Pelisson, os juros cobrados aos consumidores para a renegociação atinge até 1% ao mês em relação ao valor da pendência. “A empresa participante tem consciência que os juros e taxas não podem passar de 1% ao mês do valor do débito real”, explicou, ao Só Notícias. “Tem empresas que estão isentando o consumidor deste pagamento [de juro]”, acrescentou.

Para Pelisson, o momento econômico é favorável para os acertos. “Esse ano está tendo maior quantidade de reabilitação e menor registro, isso comprova que o momento econômico de Alta Floresta está se fortalecendo mais, e os empresários também estão conscientes em liberar os créditos dentro das normas, certinho”, enfatizou. Um aumento de até 5% nas reabilitações é esperado pela câmara com este movimento. “A campanha é para conscientização, mas se atingirmos um aumento de 5% no volume de reabilitação em relação ao ano passado, será excelente”, destacou.

Neste período de campanha, as renegociações acontecem nas próprias empresas participantes, identificadas por meio de cartazes. Na última semana, quando os trabalhos iniciaram, uma equipe representante da Câmara estava instalada no Procon e intermediava as negociações. A campanha teve, também no início, palestras orientativas aos empresários e consumidores. 

O gerente reforçou, também, que as empresas aderiram ao movimento gratuitamente.

 

 

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