A Agência Nacional do Petróleo (ANP) concluiu estudos geológicos que revelam a existência de gás natural em várias bacias sedimentares do interior do Brasil. Este levantamento mostra potencial do produto em algumas áreas de Mato Grosso, que ainda não haviam sido pesquisadas anteriormente. O anúncio deste potencial de gás natural em Mato Grosso foi anunciado pela diretora-geral da ANP, Magda Chambriard. Ela disse há áreas no Estado com alto potencial.
Só Notícias entrou em contato com a assessoria do órgão federal para saber quais seriam estas áreas, mas até o fechamento desta reportagem não houve uma resposta oficial. Recentes levantamentos confirmam que praticamente todo o interior do país possui gás natural, já que estudos anteriores já apontavam a ocorrência do combustível nas bacias do Paraná, Maranhão, Parnaíba, Solimões, São Francisco, entre outras.
Visando a exploração destes locais, a ANP irá realizar uma rodada de licitações de blocos exploratórios destas áreas. A medida aguarda apenas aval do governo federal.
Conforme Só Notícias já informou, a Petrobrás estava realizando, desde o ano passado, levantamento sísmico na bacia do Parecis, no médio norte mato-grossense, para investigar o subsolo e descobrir se há petróleo ou gás na região. As bases estavam instaladas em Nova Mutum, Sorriso e Nova Ubiratã. No ano passado havia base instalada também em Santa Rita do Trivelato. No total, a área alvo da pesquisa possui 17.505 quilômetros quadrados.