PUBLICIDADE

Governo promete nova banda larga nas principais cidades até 2014

PUBLICIDADE

A nova banda larga 4G deverá estar disponível para todos os municípios com mais de 500 mil habitantes até maio de 2014, informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta quarta-feira (14).

Entre as metas estabelecidas pelo ministro em apresentação no Senado, está disponibilizar, até maio de 2013, a banda larga 4G em todos os municípios que vão sedir a Copa das Confederações. Até dezembro do mesmo ano deverão ser atendidas todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo de 2014.

As metas foram estabelecidas na audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, que contou também com a presença do presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende.

Tecnologia nacional
Bernardo informou também que deverá ser mantida pelo governo a exigência de tecnologia nacional no leilão das faixas de 2,5 GHz (giga-hertz) e 450 MHZ (mega-hertz) destinadas à banda larga móvel 4G e à comunicação rural.

De acordo com o edital submetido à consulta pública pela Anatel, até dezembro de 2014, 60% dos investimentos na implantação das novas redes deverão usar produtos nacionais, dos quais 50% de acordo com chamado Processo Produtivo Básico e 10% em produtos com tecnologia brasileira. A partir de 2017, o índice subirá para 70%.

O ministro das Comunicações informou ainda que a exigência do uso de tecnologia nacional tem sido contestada por empresas estrangeiras, que cogitaram a possibilidade de recorrer à OMC (Organização Mundial de Comércio).

Comunicação rural
De acordo com Rezende, a comunicação rural pela banda larga 4G deverá atender até dezembro de 2015 todos o municípios da área licitada , com acesso à velocidade de 256 kpbs (kilobyte por segundo). A partir de 2017, a transmissão de dados deverá ter uma velocidade de 1Mb (megabyte), com critério de ofertar o menor preço ao consumidor.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE