Os deputados federais que compõem a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovaram, esta manhã, requerimento de autoria do deputado Nilson Leitão (PSDB). O documento prevê a realização de audiências públicas, que promoverá a discussão sobre o plantio e a industrialização da cana-de-açúcar nos Estados do Norte e em Mato Grosso.
Sinop deve ser uma das cidades sede das audiências. As audiências na Câmara Federal e nos outros estados interessados devem acontecer em data e local ainda a serem definidos.
A preocupação do parlamentar tucano é com os reflexos do Decreto nº 6961 de 17 de setembro de 2009 que mudou as regras de concessão de crédito rural para plantio, renovação, custeio da lavoura e construção de usinas de processamento da cana-de-açúcar no Bioma Amazônico, Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.
As novas regras entraram em vigor baseadas no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, mas o estudo técnico excluiu estados como Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, tornando o veto um ato meramente político.