PUBLICIDADE

Segmento de franquias cresce em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O segmento de franquias registrou alta de 16% em 2011 em comparação com 2010 e se consolida como uma das alternativas mais confiáveis de investimento. Em Mato Grosso, a expansão de redes e chegada de novas marcas por meio de franchising serve de indicador para o crescimento da modalidade de empresa e também da economia local por atrair as redes.

Opção pelo sistema é maior por parte de empresários que não possuem experiência e preferem aplicar em uma marca que dá o respaldo da orientação e publicidade. Este é o caso da advogada Flávia Saldanha. Ela é franqueada de duas lojas de roupas em Cuiabá e explica que a alternativa surgiu justamente pela inexperiência. "Não sou de uma família de comerciantes, mas com a oportunidade de investir escolhi a franquia pelo know how que a marca passa".

Vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Maria Cristina Franco ressalta que o crescimento do setor demonstra que são negócios consistentes e sólidos no nosso mercado. "Abertura de novas lojas, ampliação das redes e geração de empregos comprovam a força do franchising".

Maria Cristina também ressalta a expansão das redes para o interior do país, saindo dos grandes centros em busca de novos mercados, e a diversificação do setor. "Hoje vemos novos segmentos partindo para o modelo de franquias como na área do turismo, de produtos finais de consumo. Não se restringe mais a vestuário e alimentação".

Empresária Viviany Bacarin é franqueada de uma loja de roupas femininas há três anos em Cuiabá. Ela revela que era cliente da marca em outras cidades e se identificava com o produto, o que a estimulou a investir no negócio. "Quando decidi abrir uma loja, busquei franquia para receber o suporte da marca. Depois de analisar o segmento e perceber que havia mercado para o perfil da marca, me tornei uma franqueada".

Franquias também têm sido alternativa para marcas que almejam expandir os negócios. Maria Cristina Franco ressalta que se tornar uma franqueadora passou a integrar o planejamento estratégico das empresas que visam aumentar a atuação. "É um canal direto com o consumidor que permite aumentar o faturamento e consolidar a marca no mercado".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE