PUBLICIDADE

Vendas de material de construção caem 6% em fevereiro

PUBLICIDADE

As vendas no varejo de material de construção fecharam fevereiro com queda de 6%, frente ao mês anterior. É o que revela um estudo realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), em parceria com o Ibope Inteligência, e divulgado nesta terça-feira (6).

Na comparação com fevereiro de 2011, as vendas registraram baixa de 2,3%. Nos últimos 12 meses, o varejo apresentou alta de 4,5%.

"Apesar de preocupante, não podemos entender isso como o início de uma desaceleração, pois as expectativas para março são as mais otimistas medidas mensalmente nos últimos 24 meses", explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Setores
Ao analisar os setores, o levantamento indica que, em fevereiro, o segmento de tubos de PVC foi o que mais se destacou, tanto na comparação com o mês anterior quanto no confronto com 2011, sendo um dos poucos a se manter estável no período em questão.

"Apenas no acumulado dos últimos 12 meses, entretanto, esse segmento revelou-se superior aos 12 meses anteriores", detalha o estudo.

Em seguida, o setor de cimento também apresentou desempenho estável, na comparação com fevereiro de 2011, fato que não se repetiu na avaliação com janeiro deste ano, quando uma queda de 3% foi observada.

Já os metais, argamassas, portas, esquadrias de alumínio, fechaduras e cadeados apresentaram queda neste mês.

"O crescimento da renda, em fevereiro, foi deslocado para despesas com passeios e viagens, devido aos feriados emendados pelo Carnaval. O consumidor optou por concluir ou mesmo dar início a novas reformas depois do Carnaval", justificou Conz.

Expectativas
No fim de março, a realização da Feicon Batimat, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, deverá confirmar as tendências do setor para o ano de 2012. Ao menos é isso o que aguardam os especialistas da construção civil.

"No início da feira já teremos uma prévia do desempenho no mês, o que nos dará a certeza se os números apresentados até esse momento são uma tendência ou apenas um obstáculo ocasional de início de ano", declara Conz.

 

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE