Cuiabá está na lista das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 em que não há preocupação em relação ao número de vagas no setor hoteleiro. De acordo com levantamento feito pela Hotel Invest, empresa especializada em investimento neste ramo, a capital mato-grossense juntamente com as cidades sedes da copa como Salvador, Belo Horizonte e Manaus tem excesso de oferta de vagas nesta área com a onda recente de empreendimentos instalados.
Este estudo aponta que há mais unidades projetadas do que a demanda esperada para 2015. Este levantamento, na realidade, trás uma preocupação inversa a este setor pois eleva o risco de estarem construindo hotéis que não terão demanda suficiente para se manterem logo após os jogos do principal evento esportivo do planeta, nestas cidades.
Por outro lado, em quatro das 12 cidades sedes da copa, a projeção de novos quartos ainda é inferior à demanda esperada para o ano seguinte ao mundial. De acordo com reportagem do Estadão, em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, as unidades planejadas ainda estão aquém da alta do turismo de lazer e de negócios. Isso eleva taxas de ocupação e, consequentemente, preços e a dificuldade de reservas durante a copa.