Dos consumidores brasileiros que tiveram os registros cancelados no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em janeiro, 20,25% estavam inadimplentes há mais de um ano, segundo levantamento divulgado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) nesta quinta-feira (9).
Deste percentual, 5,33% dos consumidores ficaram até dois anos inadimplentes e 3,78%, até três anos. Outros 3,36% ficaram devendo por até quatro anos e 6,96%, por até cinco anos. Ainda segundo a pesquisa, uma parcela de 0,82% teve as dívidas prescritas, já que elas excederam o prazo de cinco anos.
O levantamento também mostrou que 35,52% das pessoas ficaram inadimplentes por até 13 dias, enquanto 16,72% ficaram por um período de até 30 dias.
Outros 10,36% e 4,29% demoraram 60 e 90 dias para quitar seus débitos, respectivamente. Ficaram inadimplentes por até seis meses 6,41% dos consumidores, mesmo percentual do que ficaram por até um ano.
Dívida quitada
As mulheres foram responsáveis pelo maior número de registros cancelados, que acontece depois de regularizado o débito, com 54,58%, contra 45,42% deles.
Por faixa etária, o maior volume de regularização dos débitos foi dos consumidores com idade de 30 a 39 anos, que representaram 28,12% dos cancelamentos do mês.
Considerando as outras faixas de idade, a participação nos cancelamentos ficaram da seguinte forma: de 40 a 49 anos (22,51%), de 50 a 64 (18,23%), de 25 a 29 anos (13,57%) e de 18 a 24 anos (10,45%).
Registros e cancelamentos
Em janeiro, o volume de registros de consumidores inadimplentes incluídos no SPC recuou 6,36% em relação a dezembro e cresceu 2,91% frente ao mesmo período de 2011.
Já os cancelamentos caíram 221,68% em relação a dezembro de 2011 e 4,03% em relação a janeiro do ano passado.