A Vigilância Ambiental constatou índice de infestação de 4,39%, do mosquito que transmite a dengue, em residências e emitiu alerta para toda população reforçar o combater os focos e, consequentemente, uma nova possível epidemia da doença no município. O percentual está acima do tolerado. Segundo a coordenadora da vigilância da Secretaria de Saúde, Eliana Albano, em janeiro, dos 6.906 imóveis verificados até a última semana do total de 14.300, foram localizadas larvas em 297 residências. "Foram 374 amostras do mosquito, sendo 1.379 larvas e mais 160 de outros mosquitos diversos", informa a coordenadora.
Quanto ao índice de infestação, segundo Eliana, Nova Mutum teve um aumento de 3% com relação ao ano passado. "Estávamos, até ano passado, com 1,32% de infestação e subimos para 4,39%, sendo que o aceitável pelo Ministério da Saúde é apenas 1%. Precisamos conter esse índice para que não tenhamos problemas com a doença, já que conseguimos avançar muitos nos últimos anos, reduzindo significativamente o número de casos na cidade", comenta.
Para a coordenadora da Vigilância Ambiental, o apoio da população tanto na zona urbana e rural (Comunidades Ranchão, Novo Horizonte e São Manoel) é imprescindível para combater os casos da doença e alerta para algumas recomendações preventivas, como manter as caixas d"água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente. "Tudo o que possa acumular água deve ser observado, até calhas em que possam permanecer águas das chuvas", orienta.
No caso dos vasos de plantas, conforme Eliana, é recomendado encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas. "Se a população toda contribuir, certamente manteremos a dengue longe das nossas casas e famílias", frisa.
Em 2011, Nova Mutum registrou 88 notificações de dengue. 16 casos foram confirmados e 72 descartados. No mês de janeiro de 2012, por sua vez, foram 18 notificações, sendo que 5 casos já foram confirmados, 1 descartado e 12 aguardando resultado de exame laboratorial.