A prefeitura pretender arrecadar aproximadamente R$ 3,4 milhões, R$ 200 mil a mais que no ano passado, com a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano. Quem quitar em cota única, até 8 de março, terá desconto de 30%. Os que parcelarem não terão reduções, sendo que a primeira vence em 8 de março, a segunda 12 de abril e 10 de maio.
Até agora, cerca de 29,2 mil carnês já foram distribuídos, sendo que o restante está disponível na prefeitura e os contribuintes que não receberam em casa devêm buscá-los. Os moradores do distrito de Primaverinha devem retirar o carnê na sub-prefeitura, instalada na comunidade.
Quanto ao índice de inadimplência, o secretário de Finanças, Valdecir de Lima Costa, disse que a meta é reduzir para 15%. Ano passado, foi 20%. Uma das apostas para atingir estes números é de que, neste ano, não houve reajuste nas alíquotas.
O secretário alertou que quem tiver muros e calçadas, mas que no carnê consta como se não tivesse, pode procurar o setor de tributação para solicitar uma vistoria. Depois de comprovada a reivindicação, o contribuinte terá desconto de aproximadamente 20%. Idosos acima de 65 anos, aposentados e pensionistas que recebem até dois salários e meio, portadores de deficiência física ou mental e de doenças degenerativas devem requerer a isenção até o dia 29 de fevereiro.
Deste total, 25% vai para investimentos na Educação e 15% para a Saúde, sendo que esta porcentagem ainda podem ser ampliada. Já o restante, segundo o secretário de Fazenda, Valdecir de Lima Costa, será destinado em obras como o aeroporto municipal, centro de eventos, travessia da BR-163, na criação da Guarda Municipal, entre outros projetos de trânsito.