PUBLICIDADE

Milhares de trabalhadores ainda não sacaram abono do PIS

PUBLICIDADE

Quase 1,6 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial, rendimentos e quotas do PIS referente ao exercício 2011, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Se o trabalhador perder o prazo do calendário 2011, o recurso é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Desde o início do calendário, em agosto do ano passado, mais de 16 milhões de trabalhadores já receberam o abono, no valor de um salário mínimo. Outros 12,6 milhões efetuaram o saque dos rendimentos, segundo a Caixa. Em dezembro do ano passado, com objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre o benefício, o banco enviou mais de 12 mil mensagens de texto por celular (SMS) informando a disponibilidade de saque do abono.

A partir de agosto de 2012, quando começa o novo calendário, será possível realizar o saque, desde que o trabalhador atenda aos requisitos do Programa.

Quem tem direito
De acordo com as regras do programa do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), somente poderão sacar o abono os trabalhadores que estiverem cadastrados no programa há pelo menos cinco anos e que, no ano passado, tenham trabalhado, no mínimo, 30 dias com carteira de trabalho assinada pela empresa e recebido, em média, até dois salários mínimos mensais.

Além disso, os trabalhadores em questão deverão ter tido seus dados enviados pela empresa onde atuaram à Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

No caso dos rendimentos, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS até 4 de outubro de 1988 e tenha saldo de quotas do PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do abono.

Para sacar os benefícios, o trabalhador pode utilizar o Cartão do Cidadão (com senha já cadastrada em agência da Caixa). Caso não o possua, basta solicitá-lo gratuitamente pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou em qualquer agência do banco.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE