Mato Grosso deve ter aumento de 5% no número de novas empresas este ano. A estimativa da Federação do Comércio, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio) é para a abertura de novos empreendimentos e ampliação das redes já instaladas, principalmente em função da realização das obras para a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, e devido à força do Estado no agronegócio.
A expectativa de evolução nas obras para para o mundial movimentam todos os setores da economia. Além do investimento em bares, restaurantes, rede hoteleira, turismo, essenciais para a realização da Copa do Mundo no Estado, outros segmentos do varejo também pegaram carona no “boom” proporcionado e decidiram fazer planejamentos para abrir novos empreendimentos.
De acordo com o segundo presidente da Fecomércio, Roberto Peron, as obras da Copa do Mundo e o potencial no agronegócio devem resultar na abertura de mais 5% de empresas neste ano em Mato Grosso. “Estimamos a ampliação de empresas no Estado por estes motivos. Além disso, deve haver aumento no número de empregos principalmente na área de construção civil. Com a escolha de Cuiabá como sede da Copa do Mundo, Mato Grosso passou a ser vitrine e agora tem muito mais marketing para receber novas empresas e ampliação das redes”, argumentou.
No segmento de materiais para construção, por exemplo, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) espera crescimento de 7,5% nas vendas e abertura de novas lojas, além da ampliação das já existentes em função do bom momento do setor. No ano passado, o segmento faturou R$ 52 bilhões.