PUBLICIDADE

Geração de empregos no setor agropecuário de MT é a melhor desde 2008

PUBLICIDADE

A geração de empregos no setor agropecuário de Mato Grosso, ano passado, foi o maior desde 2008. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro a dezembro foram criados 6.827 postos de trabalhos formais a mais.

Só Notícias apurou que o saldo foi o terceiro maior entre os setores pesquisados, ficando atrás apenas do comércio (+ 9,4 mil) e prestação de serviços (+ 8,8 mil). Em 2011, Mato Grosso gerou, entre todas as atividades econômicas, 33,6 mil novos empregos. Para apurar os dados, o cadastro leva em consideração os registros formais, ou seja, com carteiras assinadas.

Quando comparado com cenário de 2010 do setor agropecuário, o resultado é aproximadamente 79,13% superior. Na ocasião, o saldo final foi de 3.811 profissionais admitidos a mais. Em 2009, o resultado do setor caiu, com a quantidade de demissões superando a de contratações, fechando em – 313 postos de trabalho.

O resultado foi influenciado pelas alterações econômicas ocorridas no cenário mundial, a partir do segundo trimestre de 2008 e, também, nacionalmente. O tema acabou destacado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), em nota técnica publicada em 2011, apontando que as atividades econômicas mais fortes em relação ao mercado internacional (agropecuária e indústria) foram os mais sensíveis aos acontecimentos.

Mesmo com a época de mudanças na economia mundial, em 2008 o setor fechou gerando mais empregos: 3,6 mil.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso ofertam 142 vagas de empregos

As empresas sediadas na capital do agronegócio estão ofertando...

Norte Show 2025 em Sinop será lançada dia 21

A Acrinorte e o Sindicato Rural de Sinop lançam,...

Empresas de Nova Mutum contratam mais de 200 novos funcionários

Dezenas de empresas e indústrias confirmaram que tem 203...
PUBLICIDADE