Setor supermercadista mato-grossense projeta crescimento de 3% nas vendas este ano. O percentual está dentro do estimado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que revisou para baixo a previsão de expansão de 4% a 4,5% para entre 3,5% e 4%. Segundo o presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Kássio Catena, este primeiro mês é um período de transição para o segmento, em que os empresários fazem os balanços e até definem se continuarão na atividade ou não.
Conforme ele, na região onde atua (Várzea Grande), duas lojas de bairro fecharam as portas no início deste ano. "Vamos esperar até fevereiro para ver o que acontece. No ano passado grandes redes abriram unidades em Cuiabá e Várzea Grande mexendo com o mercado. Tem que ver quem vai aguentar a concorrência", avalia ao complementar que a tendência é de estabilidade.
Já na análise nacional, a Abras pondera que os supermercados brasileiros devem confirmar este ano o cenário de acomodação visto em 2011, quando as vendas registraram crescimento abaixo do esperado. Segundo o presidente da entidade, Sussumu Honda, a revisão reflete a combinação entre estabilidade de preços e acomodação da demanda, o que já resultou em vendas abaixo da meta em 2011.
"As medidas que o governo tomou devem começar a ter reflexo no segundo semestre", diz ao se referir às ações tomadas para incentivar o consumo, no final do ano passado, e à redução da taxa básica de juros (Selic), recentemente. Reajuste do salário mínimo poderá elevar as vendas.