Em 2011, o cartão de crédito foi o assunto que mais gerou atendimentos nos Procons do País, segundo dados do Sindec (Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
O cartão de crédito foi responsável por 141.673 atendimentos no ano passado, o que representa 9,21% dos mais de 1,5 milhão de atendimentos registrados em 2011.
Em seguida, aparecem telefonia celular (122.953), banco comercial (11.648) e telefonia fixa (85.606). Entre os assuntos que menos geraram atendimentos nos órgão de defesa do consumidor estão vestuário, com 12.520, os cursos livres, com 12.207, e os estabelecimentos/ lojas de compra a prazo, com 12.020 atendimentos registrados.
Instituições
Entre as instituições , o Itaú liderou a lista, com 81.946 atendimentos, seguido pela operadora de telefonia Oi, com 80.894, e a Claro/Embratel, com 70.150 registros de atendimentos.
O Bradesco ocupou a quarta posição, com 45.852 atendimentos registrados. Em seguida, aparecem a TIM e a Vivo, com 27.102 e 26.025 atendimentos, respectivamente.
Reclamações
Entre as principais reclamações listadas, estão os problemas com cobrança, que representaram 35,46% dos atendimentos.
Problemas na oferta totalizaram 19.995 atendimentos (20%), seguidos por problemas contratuais (11,62%), vício ou má qualidade de produto ou serviço (11,19%) e problemas com garantia de produtos (9,48%).