Investidores japoneses visitam Sinop, este mês, para conhecerem o projeto do Centro de Abastecimento e Comercialização (Ceasa) que está previsto ser implantado e avaliarem possível investimentos. O secretário municipal de Agricultura, Clóvis Sanches, afirmou, ao Só Notícias, que eles percorrem regiões de Mato Grosso com o mesmo objetivo, visando a exportação de hortifrutigranjeiros ao mercado japonês. Cuiabá seria a primeira opção. A data da visita a “Capital do Nortão” ainda vai ser confirmada.
Clóvis afirmou que esta será a oportunidade para apresentar aos investidores o projeto para a construção do centro sinopense, que atenderá 32 municípios da região, e que precisa de recursos para sair do papel. Numa eventual parceria, explicou que a administração poderia até entrar com incentivos, como a cessão da área necessária, já a disposição, no Distrito Industrial e Comercial Norte (DIC Norte). São mais 40 mil metros quadrados.
O projeto do centro, com mais de seis mil metros quadrados, foi feito por engenheiros e arquitetos da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e está orçado em aproximadamente R$ 9 milhões. Não foi mencionado o percentual que poderá ser proposto para os japoneses investirem no projeto. O local contará com iluminação natural, visando a sustentabilidade. Dois mil produtores devem ser beneciados.
(Atualizado às 09:42h)