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Emplacamento de veículos em MT supera média nacional em 2011

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“Um espetáculo de crescimento à parte”. Assim o diretor da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em Mato Grosso, Paulo Boscolo, definiu o ano de 2011 para o segmento automotivo no Estado. Com a consolidação do relatório anual de vendas, o que se confirmou foi uma média de crescimento acima da registrada nacionalmente.

De acordo com os dados da entidade, foram emplacados 119.506 veículos de todas as categorias (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas) no último ano em Mato Grosso. O número sobressai em 8,52% as vendas de 2010, quando foram emplacados 110.122 veículos. A expectativa do setor era atingir 117 mil emplacamentos até dezembro.

No Brasil inteiro foram emplacadas mais de 5,7 milhões de unidades no período, índice 4,91% superior a 2010. Mesmo com a desaceleração da economia no segundo semestre, que provocou queda no crescimento estimado para automóveis e comerciais leves, o ano foi histórico para todos os segmentos, o melhor ano da distribuição automotiva.

“Com esse resultado, observamos o que já havia se tornado uma rotina ao longo do ano: a Capital Cuiabá acompanhando o crescimento da média nacional e Mato Grosso dando um espetáculo de crescimento à parte, com percentual praticamente duas vezes superior à média nacional. Isso comprova o bom momento da economia do Estado”, destaca Paulo Boscolo.

O segmento de comerciais leves (caminhonetes) foi o que apresentou maior índice de desenvolvimento. Foram 16.413 emplacamentos durante o ano, o que representa elevação de 18,38% no comparativo com 2010. “A busca por essa categoria cresceu muito nos últimos cinco anos, pois ela atende desde o cliente que precisa do carro como ferramenta de trabalho, até aquele que busca espaço, segurança, conforto ou status”, explica Boscolo.

O segmento de caminhões registrou o percentual mais expressivo do confronto anual. Em 2011 foram emplacados 4.153 caminhões em Mato Grosso contra 3.268 em 2010. A diferença foi de 27,08%. O setor de motocicletas, em franca expansão no último ano, obteve elevação de 8,13% nas vendas, com a comercialização de 60.403 motos.

“A venda de motocicletas cresceu por conta da facilidade de concessão de crédito e melhoria nos sistemas de consórcio. Com o trânsito cada vez mais congestionado, empresas e autônomos passaram a buscar na motocicleta uma forma mais rápida de deslocamento. Tudo indica que em 2012 esse segmento deve ter um crescimento superior ao dos outros em função da intensificação dos problemas de trânsito nas grandes cidades”, avalia o diretor regional da Fenabrave-MT.

Durante 2011, o Estado de Mato Grosso comercializou 37.876 automóveis (carros de passeio), número 3,77% superior a 2010. Já o segmento de ônibus, que é movido por compras pontuais, emplacou 661 veículos no ano anterior, contra 627 em 2010, o crescimento foi de 5,42%.

Dezembro
Como já é tradicional, o mês de dezembro movimenta a economia como um todo, em virtude das férias e do 13º salário. No setor automotivo de Mato Grosso, não foi diferente. O Estado apresentou elevação de 14,3% na comercialização de veículos em relação ao mês de novembro. O resultado também seguiu a tendência dos últimos meses, que constantemente apresentaram números positivos.

No total, foram emplacados 11.564 veículos em todas as categorias. Em automóveis foram 3.492 emplacamentos, aumento de 7,38% em relação a novembro; comerciais leves registrou elevação de 11,84% com as 1.710 unidades comercializadas; já o segmento de caminhões emplacou 506 unidades no mês, aumento de 36,02% no confronto com o mês anterior; e na categoria de motocicletas o registro foi de 18,04% mais unidades emplacadas, com 5.843 motos. O único número negativo fica por conta do segmento de ônibus, com apenas 01 veículo a menos emplacado em relação a novembro, porém no percentual a queda é de 7,14%.

“Dezembro trouxe crescimento em praticamente todos os segmentos, como consequência de um enorme esforço das concessionárias em fechar o ano com a melhor participação de mercado possível, mas em especial das montadoras, com os pátios vazios, sem nenhum veículo 2011 no estoque. Mais uma vez, quem ganhou foi o consumidor, com uma infinidade de promoções”, observa Boscolo.

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