A quantidade de telefones celulares em operação em Mato Grosso já é aproximadamente dez vezes maior que a de telefones fixos, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, estão em funcionamento 378.166 aparelhos dos 540.326 instalados. Os números não incluem os telefones públicos, conhecidos como “orelhões” que somam 17,5 mil. Enquanto isso, o último balanço da agência aponta 3,9 milhões de linhas de telefonia móvel (número superior ao de habitantes).
As opções de pagamentos e facilidades apresentadas em diferentes planos das operadoras são as principais características que conquistam a preferência dos mato-grossenses para telefonia móvel ( que soma cerca de 3,2 milhões no sistema pré-pago e outros 609,3 mil no plano pós). Na fixa, a demanda maior é entre as empresas.
Os números foram contabilizados até novembro de 2011. Os dados de dezembro ainda deverão ser anunciados, sofrendo novas mudanças. O levantamento da Anatel aponta ainda que em Mato Grosso há 341 telefones adaptados à deficientes motores e, apenas 18 para a população que apresenta problemas auditivos.
No cenário nacional, atualmente há 44,1 milhões de telefones instalados porém 30,7 milhões em serviço. Enquanto isso, há 236 milhões de acessos móveis em uso. A Anatel destaca que existe pouco mais de 1 milhão de telefones públicos, 22 mil para deficientes motores e 5,8 mil para auditivos.