PUBLICIDADE

MT quer integração entre ferrovias Oeste-Leste e Centro-Oeste

PUBLICIDADE

Visando criar alternativas para o escoamento da produção mato-grossense e atrair investimentos, Mato Grosso articula com os governos da Bahia, Distrito Federal e Goiás a ligação entre a Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Com isso, o Estado também teria como opção o escoamento pelo porto de Ilhéus, na Bahia.

O secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte (Selit), Francisco Vuolo, explica que a Fiol já está em construção e vai ligar o porto de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). Um dos objetivos do Estado é criar um ramal ainda em território baiano, levando os trilhos até Campinorte (GO). Com a ferrovia chegando a Goiás, seria possível uma interligação com a Fico.

Uma malha meridional como essa, acrescenta Vuolo, tem a força de cinco Estados – Rondônia, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Bahia – fortalecendo a conclusão da Fiol e as reivindicações pelas obras da Fico. Reuniões com secretários desses estados já foram realizadas, contando também com a participação das respectivas federações das indústrias.

O próximo passo, lembra o secretário, é se reunir com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovia para pleitear a proposta de ligação da Fiol até Campinorte (GO) e também colocar como prioridade o início da Fico, que irá Campinorte à Vilhena (RO). Ainda este mês será agendada a reunião.

"Hoje nós só temos a saída por Santos (SP), no futuro teríamos a alternativas pelo porto de Itaqui, em São Luís (MA), por Santarém (PA) e pelo porto de Ilhéus (BA), as três principais alternativas", completa Francisco Vuolo.

Quanto à suspensão dos processos para a execução da Fico, o secretário frisa que o papel do Estado é de acompanhar e cobrar celeridade, pois "essa ferrovia cumpre um papel fundamental no desenvolvimento de uma região que hoje já produz muito, que é a região do Araguaia, e que poderá produzir ainda mais".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE