As dívidas contraídas pelos consumidores ao longo do ano, deixadas para serem quitadas com o 13º salário, neste período, podem ter refletido nas vendas de natal, no comércio de Sinop. Este foi um dos motivos apontado ao Só Notícias, pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACES), Mauro Muller, sobre o desempenho abaixo da expectativa, projetada pela entidade entre 15 a 20%. Ele declarou que um balanço preliminar, houve recuo de pelo menos 15% em relação ao ano passado.
Mauro disse “que o acesso ao crédito para os brasileiros ficou mais fácil. Então, ele acabou se endividando. Adquirindo materiais para construção de uma casa, ou comprando uma casa, carro ou moto, por exemplo. Isso o deixou mais endividado. E como pesou, muitos acabaram utilizando o 13º salário para quitar estas dívidas”, explicou o presidente.
Outro motivo que também acabou influenciado, segundo ele, foi a falta de decoração no centro, principalmente na avenida Júlio Campos, onde estão concentradas a maior parte de empresas do setor varejista. Para ele, poderia ter atraído mais a população e turistas, dos municípios vizinhos que acabam vindo e gastando na cidade.
Muller destacou que a expectativa para é para mudança com o “aquecimento do setor”, de modo geral, somente no início do segundo trimestre de 2012. No entanto, é esperado um “certo” incremento nas vendas por parte das empresas voltadas aos materiais escolares, com o início das aulas.
Leia ainda
Sinop: vendas de natal ficaram abaixo do esperado no comércio