O Índice de Confiança Empresarial (ICE) de Sinop teve queda este mês, de 3,37%, fechando a 129 pontos em relação a setembro. No levantamento feito pelo departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), é apontado o indicador de vendas se manteve estável (139), mas apenas o indicador de adimplência apresentou a melhora de 2,2 %.
No estudo, é destacado que "as informações apresentadas pelos empresários no período mostram certa acomodação com as expectativas. A forte de expectativa dos meses anteriores foi reduzindo no último trimestre. Um dos motivos que pode explicar essa redução na confiança do empresário pode ser reflexo do desaquecimento da economia nacional e uma redução das linhas de créditos para financiamento e consumo. Isso se reflete no aumento das taxas de juros de cheque especial, cartão de crédito e empréstimo pessoal".
Conforme o documento, números do mês passado confirmaram a "a redução das expectativas que já estavam sendo monitorada no mês anterior. O lançamento de novos produtos para o Natal e recursos adicionais no mês de Novembro (restituição de I.R. e 13o salário) até o momento não impactaram positivamente a percepção dos empresários".